Nutricionista esclarece dúvidas sobre Ácidos Graxos

Descubra seus benefícios e quais os alimentos ricos nessa gordura essencial para o organismo

A busca por uma dieta saudável é sempre uma preocupação para muitos, mas nem todos sabem como mantê-la. É por esse motivo que a equipe da Corpo Ideal Suplementos correu atrás em busca de informações para melhor auxilia-los.

Corpo Ideal: Qual a importância dos Ácidos Graxos em nosso organismo?

Dra. Fernanda: Os ácidos graxos são componentes que formam os óleos e as gorduras, importantes na alimentação por fornecerem energia em alta densidade (9kcal/g) e atuarem como veículo para o transporte de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes.

Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis ao organismo, pois fazem parte das membranas celulares e são precursores de mediadores da resposta imunológica e inflamatória. A ausência ou a inadequação desses na dieta está associada, principalmente, a distúrbios neurológicos, visuais e dérmicos (escamações e inflamações de pele).

Os ácidos graxos insaturados exercem efeito protetor ao organismo por reduzirem os níveis sanguíneos de LDL-C (colesterol ruim) e triglicérides, resultando em proteção cardiovascular.

CI: Existem vários tipos ?

Dra. Fernanda: Sim, podem ser classificados de acordo com o tamanho da cadeia de carbono que os compõe: cadeia curta (encontrados na gordura do leite), média (encontrados no óleo de coco) ou longa (mais comuns nos alimentos tanto de origem animal como vegetal).

Também podem ser classificados como saturados ou insaturados, dependendo do tipo de ligação entre as moléculas de carbono. Os insaturados são os mais saudáveis e são encontrados em óleos de peixes. O mais popular é o ômega-3.

CI: Quais são os essenciais ao organismo?

Dra. Fernanda: São chamados de essenciais, aqueles que o organismo não é capaz de produzir e precisam ser obtidos por meio da dieta. Eles são: ácido linoleico (ômega-6) e ácido alfa-linolênico (ômega-3). São imprescindíveis ao organismo, pois fazem parte das membranas celulares e são precursores de mediadores da resposta imunológica e inflamatória.

CI: Quais alimentos possuem A.G.?

Dra. Fernanda: Os ácidos graxos são componentes que formam os óleos e as gorduras. Portanto, eles podem ser obtidos por meio do consumo de uma variedade de alimentos, como por exemplo: carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, oleaginosos (nozes, castanhas) e manteiga.

CI: Eles auxiliam no desenvolvimento muscular?

Dra. Fernanda: Alguns estudos demonstraram que o consumo regular de ácidos graxos essenciais está associado ao aumento do crescimento muscular e menor tempo de recuperação.

CI: É importante incluí-los em nossa dieta?

Dra. Fernanda: Sim, é muito importante. Entretanto, a população deve fazer escolhas inteligentes, já que o excesso do consumo de gorduras (fontes dos ácidos graxos) está associado a sobrepeso e obesidade. A orientação é dar preferência ao consumo regular de peixes, azeites e oleaginosos (em quantidades condizentes às necessidades individuais). E diminuir o consumo de carnes gordurosas.

Um pouco sobre a Doutora em Nutrição Maria Fernanda Elias:

Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Responsável pela Food Notes Comunicação de Nutrição e Saúde.

Site: www.mariafernandaelias.com.br 

Perfil no facebook: http://facebook.com/foodnotesbr

Publicado em 05/10/2012, em Dicas/ Guias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: